A escola produz ilusões cujos efeitos estão longe de ser ilusórios. Assim, a ilusão da independência e da neutralidade escolares está na base da contribuição mais específica que a escola dá à reprodução da ordem estabelecida. Consequentemente, tentar pôr em prática as leis que reproduzem a estrutura da distribuição do capital cultural é não somente dar-se os meios de compreender completamente as contradições que afetam, hoje, os sistemas de ensino, mas também contribuir para uma teoria da prática que, constituindo os agentes como produtos e reprodutores das estruturas, escapa tanto do subjetivismo da liberdade criadora quanto do objetivismo pan-estruturalista. A reprodução do sistema de ensino como instituição relativamente autônoma permite, por sua vez, a reprodução da cultura dominante, e essa reprodução cultural reforça, como poder simbólico, a reprodução contínua das relações de força no seio da sociedade. Bourdieu e Passeron defendem esta tese com um rigor e um esforço de conceitualização teórica raramente igualados nas pesquisas sociológicas contemporâneas.
Informações sobre o Livro
Título do livro : A REPRODUÇÃO
Subtítulo do livro : Elementos para uma teoria do sistema de ensino
Autor : Passeron, Jean-Claude
Idioma : Português
Editora do livro : Editora Vozes
Edição do livro : 1
Capa do livro : Mole
Com índice : Sim
Ano de publicação : 2023
Quantidade de páginas : 304
Altura : 21 cm
Largura : 13.7 cm
Peso : 0.3 kg
Material da capa do livro : Outros
Gênero do livro : Escolar
Tipo de narração : Conto
Idade mínima recomendada : 18 anos
Data de publicação : 29-11-2023