Esta obra de William Roberto Cereja – mestre em Teoria Literária, doutor em Lingüística Aplicada e professor de literatura com uma experiência de mais de vinte anos no ensino médio – discute as atuais práticas de ensino da literatura no Brasil. Dessa discussão nasce um rico painel que envolve desde relatos de professores e alunos, análise da legislação e dos PCN, até reflexões sobre vestibular, livro didático e historiografia literária no âmbito escolar. Além disso, depois de fazer uma aproximação inédita entre o pensamento de três grandes teóricos da literatura – Mikhail Bakhtin, Antonio Candido e Hans Robert Jauss – , o autor formula uma nova proposta de ensino que, tomando por base o princípio do dialogismo de Bakhtin, visa integrar asabordagens sincrônicas e diacrônicas da literatura. Tendo como finalidade central o desenvolvimento de habilidades de leitura do estudante e a formação de leitores competentes, a obra apresenta exemplos práticos.
Editora: ATUAL – DIDATICOS
Autor: CEREJA, WILLIAM ROBERTO
ISBN: 9788535707014
EAN: 9788535707014
Páginas: 208
Encadernação: Brochura