Em Vida para consumo, Zygmunt Bauman explicita e analisa um traço marcante da sociedade contemporânea: a transformação das pessoas em mercadorias. Ao abordar a questão, o autor reflete de forma ampla sobre o impacto da conduta consumista em diversos aspectos da vida. A invasão e colonização da rede de relações humanas por visões de mundo e padrões de conduta moldados pelo mercado são alguns dos temas centrais deste livro, no qual Bauman aborda também as fontes de ressentimento, discordância e ocasional resistência às forças dominantes. Essa sutil e penetrante transformação dos consumidores em mercadorias é, como o autor afirma, a principal característica — a verdade oculta, o segredo mais profundo e bem guardado — da sociedade de consumo. As pessoas precisam se submeter a um constante remodelamento para que, ao contrário das roupas que saíram de moda, não fiquem obsoletas. O autor examina ainda o impacto das atitudes e padrões de conduta consumistas em diversos aspectos aparentemente desconexos da vida social: política e democracia, estratificação e divisão social, comunidades e parcerias, construção de identidade, produção e uso de conhecimento, adoção e propagação de valores. Vida para consumo é uma obra fundamental para leitores de Bauman e para qualquer um que se interesse por suas temáticas.
Informações sobre o Livro
Título do livro : Vida para consumo (Nova edição)
Subtítulo do livro : A transformação das pessoas em mercadoria
Autor : Bauman, Zygmunt
Idioma : Português
Editora do livro : Editora Schwarcz SA
Capa do livro : Mole
Ano de publicação : 2022
Quantidade de páginas : 200
Altura : 210 mm
Largura : 140 mm
Peso : 285 g
Tradutores : Medeiros Carlos Alberto
Data de publicação : 18-05-2022
Gênero do livro : Ciências Humanas e Sociais